Hipnose Terapêutica

A Hipnoterapia consiste na aplicação de técnicas de hipnose para fins terapêuticos. A hipnose pode ser definida como um conjunto de técnicas terapêuticas para induzir o transe no indivíduo e modificar o estado da mente. O estado modificado da mente é chamado transe hipnótico e assemelha-se a estados naturais que todos experimentamos espontaneamente ao longo do dia. O estado hipnótico natural acontece quando lê um bom livro, conduz, se envolve com um filme interessante ou em qualquer outra actividade em que a sua percepção para todas as outras coisas ao seu redor parece ter sido bloqueada. Outro tipo de transe natural é quando vai dormir: aquele momento entre o sono e a vigília, antes do sono profundo e ao sair deste sono. Na Hipnose Terapêutica esses estados são conseguidos através do relaxamento físico, respiração e movimento, com o objectivo terapêutico. É um procedimento seguro e natural, onde são utilizadas sugestões positivas e estratégias de mudança, para ampliar e intensificar os estados emocionais desejados.
Num estado de transe é possível, através de uma comunicação simbólica e persuasiva, reprogramar as respostas emocionais e mentais do indivíduo em relação a determinadas experiências de vida, passadas, presentes ou futuras, de forma a promover o bem-estar, a saúde e felicidade do indivíduo.
Assim, a Hipnose Terapêutica é uma ferramenta que possibilita mudar comportamentos indesejados e as condições que constituem a problemática, através do resgate e desenvolvimento dos recursos internos. Os problemas inerentes à condição humana encontram respostas no íntimo de cada um: “as respostas estão dentro de nós”.
Quando o indivíduo ultrapassa as autoimposições, liberta-se e torna-se capaz de muito mais do que imagina. Ao sair dessa condição consegue ter uma vida mais saudável, ser mais produtivo e eficiente na superação de problemas e mais consciente dos seus níveis mentais profundos.
A Hipnoterapia traduz-se num método terapêutico que utiliza processos de transe para estimular os recursos inconscientes na resolução de problemas de ordem psicológica, sendo particularmente eficaz no tratamento de estados de ansiedade, elevados níveis de stresse, medos, fobias, luto, separação, doenças,  compulsões, vícios, distúrbios alimentares, perda de emprego, perturbações do sono, etc.
Esta prática terapêutica apoia-se em dois grandes pilares da Hipnose: a Hipnose Regressiva e a Hipnose Ericksoniana, sendo que uma das técnicas que se tem demonstrado com elevado índice de sucesso é a regressão.
A terapia da regressão baseia-se num princípio aceite, sem grande controvérsia na psicologia, de que a maioria dos problemas psicológicos e psicossomáticos tem as suas causas no passado. Descobrir, reviver e compreender essas causas pode conduzir a uma completa libertação dos sintomas ou, pelo menos, a melhorias significativas e duradouras.
Muitos desequilíbrios emocionais são causados por experiências traumáticas, que ficam gravadas no subconsciente. Uma experiência negativa esquecida não é apagada do subconsciente e, se o indivíduo estiver sujeito a uma carga emocional grande, como é o caso das situações traumáticas, então, essas lembranças continuarão a tentar emergir à consciência sob a forma de sintomas psíquicos ou psicossomáticos. Assim, a Terapia de Vidas Passadas, tem se revelado extraordinariamente eficaz na resolução de traumas, fobias, medos, ataques de pânico, ansiedade, bloqueios,  etc.
A Hipnoterapia e a Terapia de Vidas Passadas, podem ajudar em quadros como:
Baixa Auto-Confianca/Auto-Estima
Relaxamento durante o parto
(Hipnoparto)
Depressão
Ansiedade e Gestão do stresse
Medos e Fobias
Ataques de Pânico
Sentimento de Culpa
Sofrimento/Pesar
luto e perdas
Desordem e distúrbios do sono/Insónia
Tratamento de fobias, medos e Traumas
Alívio pós-traumático
Tabagismo
Controlo de Peso
Anorexia/Bulimia
Problemas interpessoais
Queixas psicossomáticas
Controlo da dor
Controlo de hábitos
Bloqueios na motivação e criatividade
Desempenho académico
Desempenho atlético
Ajuda nas transições da vida
Preparação para procedimentos médicos
A Hipnose empenha-se em explorar e identificar a causa, e não apenas o sintoma, do problema e foca-se na sua cura. Os resultados são rápidos e permanentes devido a esse facto. No processo de cura, que é sempre auto-cura guiada pelo terapeuta, o indivíduo adquire também mais autoconhecimento, o que irá ajudá-lo a compreender-se melhor no futuro e a ser mais feliz. A hipnose é um processo de comunicação, através do qual é promovida uma alteração ou modificação da consciência onde a parte analítica da mente se desassocia. Ou seja, com a mente em transe hipnótico mas sempre em controlo, permitimo-nos fazer uma viagem mental até à origem dos acontecimentos reprimidos, olhá-los sob uma nova perspectiva e, com a ajuda do terapeuta, tratá-los com sabedoria espiritual.
Marque já a sua consulta. 
Experimente!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Meditção

Hipnose terapeutica

Workshop "A Iluminação da Sombra"